Skip to main content

Aquilombamento

Aquilombamento nas Margens é um dispositivo clínico de reorientação ética a partir da construção de um comum que toca o singular.

Tal abordagem foi criada tendo como base o trabalho de Beatriz Nascimento, Abdias Nascimento e, principalmente, a partir do trabalho de Aquilombação no CAPS ij Brasilândia com o psicólogo e psicanalista Emiliano Camargo.

A escuta do racismo estruturante é o mote principal da proposta, o que acreditamos se dar pela experiência de racialização singular somada à práxis coletiva. Assim, no dispositivo de Aquilombamento a criação de redes e de alianças é potencializada por meio do resgate dos saberes originários e tecnologias ancestrais. Procuramos, a partir da escuta da experiência singular de cada participante, bem como daquilo que acontece em cada serviço ou instituição, buscar ferramentas de combate ao racismo estrutural.

Desde agosto de 2020 fazemos lives mensais que compõem a Formação Aberta deste dispositivo. Nosso trabalho também é realizado por meio de grupos e supervisões clínicas.

Formação aberta - Aquilombamento nas Margens

Formação aberta do coletivo Margens Clínicas da construção coletiva do conceito de Aquilombamento